•  
 
 
 
 
 
Licenciatura em Educação Fisica
 
Objetivo do Curso de Educação Física

O curso de Educação Física da UNIÃO DAS ESCOLAS DO GRUPO FAIMI DE EDUCAÇÃO – FAIMI, tem como objetivo formar um profissional capacitado para intervir criticamente na educação básica e tecnológica e em espaços sociais educativos enquanto componente curricular e como prática pedagógica, articulando conhecimentos teóricos e práticos das diferentes áreas do saber que atendam às necessidades contemporâneas da sociedade quanto à formação de professor sintonizadas com as novas abordagens e tendências metodológicas de modo a promover o desenvolvimento humano nas dimensões biológicas, sociais, culturais, didático-pedagógicas, técnico-instrumentais do movimento humano.

Perfil Profissional


O Licenciado em Educação Física, formado pelo FAIMI deverá ser um profissional capaz de atuar de maneira coerente na realidade sócio, cultural e política a que estiver inserido trabalhando numa perspectiva de prática reflexiva a fim de que sua intervenção possa resultar positiva no intuito de solucionar os problemas encontrados e decidir autonomamente sua atuação. 
Desta forma, a FAIMI pretende preparar um profissional pluralista de formação abrangente com forte embasamento humanístico e aprofundamento técnico que lhe permita desenvolver as suas potencialidades e ainda permita incentivar a continuidade de seus estudos e aperfeiçoamento profissional na busca da construção e reconstrução dos conhecimentos da área.
Este profissional deverá ser identificado por suas competências e habilidades segundo os aprofundamentos possibilitados no curso de formação inicial, diante da interação teoria e prática, entre ensino, pesquisa e extensão, que potencializará a construção de conhecimentos profissionais significativos à realidade de atuação. Por isso o perfil do nosso egresso será:
a) Ser profissional egresso de uma formação abrangente, adquirindo conhecimentos científicos da área, bem como possuir o hábito da intervenção, do estudo e da pesquisa de forma sistemática;
b) Ser um profissional consciente e competente, no sentido de exercitar sua cidadania e profissionalismo através de uma visão crítica da história e das questões sociais brasileiras;
c) Ser profissional com domínio das dimensões política, epistemológica e educativa constantes de sua formação, bem como ter competência técnica e habilidade necessária à elaboração, execução e avaliação de programas de atividades físicas adequadas aos vários segmentos do ensino formal e não formal, bem como programar atividades esportivas educativas, lúdicas, de lazer e competitividade;
d) Ser profissional com competência e abertura para o trabalho da interdisciplinaridade, preservando os conteúdos históricos da Educação Física como os jogos, os esportes, as danças, as ginásticas e as lutas, ampliando para os novos conteúdos surgidos na sociedade moderna (esportes radicais, da natureza, etc.), bem como realizar e divulgar pesquisas com estes conteúdos programáticos.

Mercado de Trabalho

Os egressos do Curso de Licenciatura em Educação Física da FAIMI caracterizam-se:
1- Pelo desenvolvimento da função pedagógica atuando no planejamento, execução e avaliação da disciplina de Educação Física nas escolas de ensino infantil, fundamental e médio, bem como na elaboração de programas de disciplinas para todas as séries, numa perspectiva crítica voltada para o exercício da cidadania.
2- Pela organização, planejamento, administração, avaliação e atuação pedagógica, científica e técnica no âmbito do estado atual e emergente da cultura do movimento, atendendo às diferentes manifestações dessa cultura na sociedade, considerando as características regionais e os diferentes interesses identificados com o campo de atuação profissional.
3- Pelo esclarecimento e intervenção profissional e acadêmica no contexto específico e histórico- cultural, a partir do conhecimento de natureza técnica, científica e cultural.

Curso Reconhecido pelo MEC
Denominação: Educação Física – Licenciatura
Autorização: Autorizado pela Portaria Ministerial nº 4179 de 02/12/2005 - D.O.U. de 05/12/2005.
Reconhecimento: Renovado o Reconhecimento pela Portaria Ministerial nº 746 de 05/04/2011 - Publicada no D.O.U. em 06/04/2011.
Duração: 3 anos
Período: Diurno e Noturno


TUTORA DO PROJETO INTEGRADOR CIDADANIA E  RESPONSABILIDADE SOCIAL DA União das Escolas do Grupo FAIMI de Educação:
 
Profa. Maria Marlene dos Santos Souza
Graduada em Pedagogia e Especialista em Educação Infantil, é Coordenadora de Projetos de Extensão Social, conforme Currículo Lattes.


 
 
 


 
 
 
UNIESP Solidária Biblioteca/
Publicações
TV UNIESP Rádio UNIESP Inclusão
com Arte
Projeto Ambiental EAD Notícias Imprensa Trabalhe
Conosco